Destaque, Dicas, Notícias

Corrida sem barreiras

Preguiça, falta de tempo, tédio, 18 situações, que podem sabotar seus treinos.

1- Está um baita frio. Começe o processo de aquecimento mais cedo, e logo após o treino, trocar as roupas suadas por secas assim que possível.

2- O treino mal começou e você ja está exausto. Se for o caso diminua o rítmo, ouve os sinais do seu corpo, às vezes é melhor perder um dia de treino do que algumas semanas por causa de lesões.

3- Está chovendo. Quando for uma chuva forte, faça um treino na esteira.

4- Você parou de correr e agora tem que recomeçar do zero. Uma boa dica é rocomeçar aproveitando a companhia de amigos, e adaptando-se aos poucos pois o condicionamento não é mais o mesmo.

5- Você sente que vai ficar gripado. Procure fazer um treino mais leve, ingerir mais água e muitas frutas. Uma dica de especialista. Se for só um resfriado, a atividade física ajuda a estimular o sistema imunológico, que é um dos grandes protetores do organismo. Faça um treino tranquilo, a baixo do está acostumado.

6- Os músculos estão doloridos. Capriche no alongamento e no aquecimento, diminuindo o ritmo dos treinos.

7- O treino caiu na rotina. Para evitar este problema faça uma variação de distância e ritmo de treinamento durante a semana.

8- Toca o despertador e você volta a dormir. Combine treinos no periodo da manha com algum amigo assim a responsabilidade de acordar cedo e não deixar o amigo esperar se torna um compromisso.

9- Correr perdeu o sentido . Pense em beneficios a longo prazo, onde o principal objetivo será a saúde.

10- Você dormiu pouco e acorda sem disposição prá nada. Tente pelo menos sair prá caminhar, se a vontade e a disposição reagirem começe a correr e siga o treino.

11- Falta de tempo para correr. Acrescente um dia a mais na sua agenda de treinos, assim se não conseguir cumprir todos os dias pelo menos conseguiu realizar a maioria dos treinos.

12- No meio do longão dá aquele tédio. Pense em superar seus próprios limites, uma boa dia se correr sozinho, é ouvir uma música.

13- O calor está insuportável. Use protetor solar, um boné, e leve uma garrafinha de água.

14- Os benefícios da corrida demoram a aparecer na balança. Procure focar nas conquistas menores do dia a dia como ter mais fôlego nas atividades cotidianas.

15- Você sente fraqueza nos treinos. Na noite anterior à corrida coma uma massa, para garantir um bom estoque de energia. Dica de especialista, aposte em alimentos ricos em carboidrato de rápida digestão e absorção antes do treino. Como frutas secas,açaí, cereais em barra ou em flocos, bebidas ricas em carboidrato, como suca de frutas ou vitaminas, sanduíche com recheio de peito de peru e requeijão. E logo após o treino, os isotônicos podem ser uma boa opção para hidratar e dar mais energia.

16- A família cobra mais presença. Tente incluir a esposa ou marido nas rotinas de treinos, se não for possivel tente um horário que não ira atrapalhar a vida do casal.

17- Você não consegue melhorar seus tempos. Em primeiro lugar devemos avaliar se o corredor está próximo de seu limite fisiológico ou já o atingiu, isso depende da quantidade de treino e até mesmo do potêncial genético. Verifica-se tambem se o atleta não esta sobrecarregando o corpo com o excesso de treinos e por isso não esta evoluindo. Há outras possibilidades, como erros de treinamentos, alimentação e sono inadequados. Procure sempre um profissional.

18- O cansaço no treino está fora do normal. Diminua um pouco o ritmo do treino e verifique se o cansaço é por falta de hidratação ou alimentação inadequada, e siga em frente.

Fonte:Runner’s world.